Quando um profissional se envolve em um projeto, precisa saber quem são os stakeholders que também estão envolvidos, já que eles influenciam diretamente em cada etapa.
Os stakeholders são as partes interessadas, pessoas e empresas que podem ser afetadas pelos resultados - ou seja, elementos principais. Então, se você quer estabelecer boa comunicação, colaboração e atender às expectativas, alcançando os objetivos esperados, precisa conhecê-los.
Quer saber mais para identificar os stakeholders? Leia o post e tire as suas dúvidas!
O que são stakeholders?
Os stakeholders são pessoas ou empresas que têm interesse em um determinado projeto, empresa ou decisão, tendo ou não feito investimentos. De fato, o conceito de stakeholder é abrangente, e a sua tradução pode ser “as partes interessadas”.
O termo nasceu com o filósofo Robert Edward Freeman, no ano de 1963. Ele se referia a grupos cujo apoio era necessário para que a organização existisse. Sendo assim, é natural que os stakeholders desempenhem um papel de grande importância para os negócios.
Eles podem ser internos (como funcionários e gestores) ou externos (como clientes, investidores e fornecedores). Normalmente, é preciso atender às suas expectativas, alinhar metas, evitar conflitos, manter um bom relacionamento e prezar pela reputação da empresa frente aos stakeholders.
Quem são os stakeholders?
Há uma diversidade de possíveis stakeholders para uma empresa. São exemplos:
os investidores e acionistas, stakeholders financeiros, que fornecem capital e esperam retornos.
os clientes, a base para o negócio, cuja satisfação impacta a sua reputação e até a sua existência.
os colaboradores, como gerentes e profissionais envolvidos, que influenciam na produtividade e na qualidade do trabalho.
os fornecedores, que, como o nome indica, fornecem recursos.
a comunidade local, que pode ser afetada pelas iniciativas sociais e ambientais da empresa.
órgãos reguladores, que fiscalizam.
concorrentes, que influenciam na competitividade e no sucesso da empresa.
parceiros, como instituições e empresas de tecnologia, que contribuem para o funcionamento e com a inovação.
Todos esses stakeholders, da ç aos colaboradores (e muitos outros), são essenciais para construir uma base sólida e operar de forma eficiente. Conheça alguns tipos de partes interessadas que podem existir:
1. Stakeholders primários (interno)
Os stakeholders primários têm interesse direto e também são afetados pela organização. São considerados internos porque estão envolvidos no projeto, fazendo parte de alguma operação, incluindo diretores, gerentes, membros da equipe, clientes internos e acionistas, por exemplo.
2. Stakeholders secundários (externo)
Os stakeholders secundários têm interesse indireto no projeto, mas podem ser afetados. São indivíduos, grupos ou organizações externas, como fornecedores, parceiros, a comunidade local, órgãos reguladores, concorrentes e mais.
Qual o impacto e importância dos stakeholders na empresa?
Os stakeholders são fundamentais para o sucesso de uma empresa. Eles impactam o seu funcionamento de forma direta e indireta, influenciando nas decisões estratégicas e operacionais.
Os interesses dos stakeholders costumam ser considerados, inclusive, para a formulação das políticas e diretrizes empresariais. Eles fornecem recursos, influenciam na capacidade de obter capital, destaque e lucro.
Os clientes, stakeholders essenciais, são a fonte de receita das empresas. Suas necessidades, comportamentos e gostos influenciam na forma com a qual os serviços e produtos são entregues.
Enquanto isso, fornecedores, parceiros e colaboradores afetam a eficiência do trabalho diário. Os stakeholders podem, ainda, influenciar na capacidade de atingir objetivos, gerenciar riscos e vender.
Se os clientes escolhem não comprar os produtos ou serviços, os funcionários não estiverem satisfeitos com seus salários ou os investidores retirarem seu dinheiro, a organização pode se prejudicar.
Por isso, é fundamental que os stakeholders sejam identificados logo no começo do projeto. Quando mapeados corretamente, os seus interesses são analisados e a sua influência é contabilizada - para evitar dores de cabeça.
Como gerenciar os stakeholders em projetos
Como você viu, um projeto é afetado, de forma positiva ou negativa, por um stakeholder. Se você quer fazer uma boa gestão de projetos, precisa identificar e cuidar dessas partes interessadas. Confira o passo a passo:
1. Identifique os stakeholders
O primeiro passo é saber quem são os stakeholders. Então, liste todas as pessoas e empresas relacionadas com o seu projeto. Para isso, você pode conversar com colaboradores, fazer análises históricas, verificar documentações e pedir opiniões às equipes.
Entenda quem o resultado irá afetar, quem agrega valor, trabalha para o projeto, exerce impacto, é capaz de alterar o escopo, investe e influencia no alcance dos objetivos.
2. Entenda as expectativas
Compreenda quais são os desejos das pessoas e empresas envolvidas para captar oportunidades e prever problemas. Os envolvidos podem ter parte atuante nesse momento, trocando expectativas e interesses.
Afinal, a comunicação direta é a melhor solução. Mantenha contato, entenda motivações, comportamentos, alinhe expectativas e recolha dados para tomar decisões coerentes. Também documente essas informações, pois as estratégias dos seus projetos dependem dos stakeholders.
Saiba como melhorar a comunicação e obter resultados otimizados!
3. Classifique a influência
Agora que você já sabe quem são os stakeholders e as suas expectativas, é o momento de organizar os envolvidos. Lembre-se que cada stakeholder apresenta um nível diferente de influência, então, para facilitar o entendimento, classifique cada um em grau de importância.
Essa etapa vai te ajudar a entender a ordem de prioridade e de atenção necessários para os seus stakeholders. Leve em conta poder, influência, impacto, interesse, e outras características que devem ser cruzadas. Você encontrará os stakeholders-chave, cuja interferência sofrida e exercida é direta no projeto.
Outra dica é construir uma estrutura que agrupe perfis semelhantes para otimizar tempo na hora de construir estratégias.
4. Elabore um plano de ação
É preciso criar um plano individual para abordar cada um dos interessados, incluindo formas de interação, o tipo de comunicação, como obter apoio, quais são as oportunidades, riscos e ações de incentivo.
Esse gerenciamento das partes interessadas é essencial para que a comunicação seja a melhor - e para evitar atrasos, falhas e erros de custo ou alocação de recursos.
Os stakeholders devem ter planos de ação específicos, mas as partes interessadas com papéis semelhantes podem ter estratégias parecidas.
Principais desafios na gestão de stakeholders
Como você viu, gerenciar stakeholders de forma eficiente é fundamental, mas esse processo envolve diversos desafios que as empresas sofrem diariamente e podem impactar os resultados.
Primeiro, nem sempre é fácil mapear todas as partes interessadas, o que pode levar a conflitos sobre a sua influencia, impacto, expectativa e capacidade de contribuição.
Afinal, diferentes stakeholders podem ter objetivos e expectativas divergentes, dificultando o alinhamento de interesses, o diálogo transparente, o entendimento das necessidades e, finalmente, o equilíbrio.
É preciso evitar falhas na comunicação que apenas geram desentendimentos, resistência, falta de engajamento ou comprometimento.
As mudanças também podem ser problema: novas regulamentações, crises econômicas ou alterações no mercado podem influenciar os stakeholders, então precisam ser monitorados constantemente.
Se muitos stakeholders estão se opondo ou desistindo, entenda as suas preocupações, envolva-os nas decisões e demonstre os benefícios do projeto para minimizar os danos.
Você precisa contar com a tecnologia para gerenciar tantas partes envolvidas. Afinal, é necessário cuidar da estratégia, transparência e comunicação eficiente. Ao superar esses desafios e nutrir um relacionamento positivo, você passa a minimizar riscos e aumentar as chances de sucesso de qualquer iniciativa.
Existem diversas ferramentas para te ajudar no gerenciamento de projetos, mas a principal é o ²վ Projects. A plataforma oferece recursos avançados para te ajudar a lidar com os stakeholders do seu projeto.
Você terá uma visão geral em interface intuitiva para entender tudo o que está acontecendo. Os dados podem ser compartilhados facilmente com as partes interessadas, garantindo que todos estão alinhados.
Aproveite canais de comunicação adequados para cada grupo de stakeholders e mantenha-os sempre informados sobre o andamento do projeto, tudo em tempo real e com base em dados precisos.
Se alguns stakeholders não demonstram interesse ou comprometimento com o projeto, você pode incentivá-los mostrando as métricas positivas dos seus resultados presentes na dashboard do ²վ Projects, além de gerar óDz e possibilitar participação ativa na tomada de decisões.
Com o ²վ Projects, a comunicação e a colaboração são facilitadas, e você poderá superar desafios, solicitar facilmente a aprovação de stakeholders para tarefas, documentos e mais.
Quer conhecer melhor o ²վ Projects e agilizar os seus processos? Solicite uma demonstração gratuita!
Comments